sábado, 30 de abril de 2011

Sons do Caralho!!!



TINARIEWEN


A banda existe desde 1982 e é a primeira banda eletrificada do Mali, povo do deserto do Saara.
Seu fundador, Ibrahim Ag Alhabib, viu o seu pai ser morto na sua frente aos 4 anos de idade devido a revolta dos Tuaregs em 1963. Mais tarde, ainda criança, ele viu um filme de cowboys onde um deles tocava um violão. A paixão foi tanta que ele constriiu seu proprio violão, com pedaços de madeira e freios de bicicleta. Com o tempo ele foi entrando no mundo da musica, onde aprendeu a tocar musica tradicional do seu povo em um campo de refugiados. Mais tarde ele tocou em um show de protesto no Marrocos, devido ao exílio do seu povo.
Mais tarde ele foi forçado a participar de guerras entre paises africanos, como um exilado, ele não tinha muita opção, mas ele recebeu treinamento militar. Por causa disso, lideres Tuaregs reuniram estes jovens treinados a guerra, e foi lá, nos campos do exercito que Ibrahim conheceu outros Tuaregs que tocavam violão, alguns ja tocavam guitarra. Assim o Tinariwen se formou. Juntos eles gravaram um demo, com musicas que falavam sobre a vida dos Tuaregs. Dizem que as poucas fitas foram para todos os cantos do Saara e ficou bem famoso na época.
Cerca de 26 anos depois de ele ver seu pai ser morto, ele e o exercito que participava foram a Mali, e ele voltou para sua vila pela primeira vez. Por lá ficaram um tempo até que depois de guerras com o governo do pais um acordo foi feito com os tuaregs. Assim os integrantes do grupo puderam deixar o exército e se dedicar a musica completamente. E foi o que fizeram.

Em 1998, ao fazer seus shows pelo deserto, eles chamaram a atenção de uma gravadora francesa de World Music, a Lo’jo. Algum tempo depois eles conheceram outras bandas em turnes pela africa. Nessas turnês eles coneceram outros dois membros da banda. Nos festivais ,eles ja eram headlines dos eventos. em 2001 eles conseguiram seu primeiro show fora do norte da africa, em londres. Desde então eles ja tocaram mais de 700 vezes na europa, ganharam um premio da BBC e outro na Alemanha.

Abilio Dantas

Um comentário: